6 coisas que jogamos no ralo que contribuem para o seu entupimento e nós não fazíamos ideia
- Publicado em Desentupimento
- Escrito por Nelito Wiggers
- Pó de Café
O pó de café que se costuma jogar no ralo após prepará-lo pode parecer que não causa nenhum dano à tubulação, mas quando a corrente de água não é forte o suficiente ele pode ficar acumulado nas paredes dentro dos canos. O acúmulo dos restos do pó de café com a gordura de outros alimentos que também despejamos pelo encanamento resulta em um bolo pegajoso que acaba sendo um dos principais motivos de entupimentos em tubulações de cozinha.
- Gordura de óleos
Hoje há uma grande conscientização por parte da população de que não devemos jogar gordura de óleos e alimentos no ralo das residências, mas ainda assim há aqueles que o fazem. As gorduras de diversos alimentos que consumimos diariamente não se dissolvem em contato com a água e quando encontram qualquer tipo de resíduo sólido na tubulação, grudam-se a eles e daí surgem os entupimentos. Mesmo que isso não aconteça, os resíduos podem parar em um local em que o esgoto é despejado, onde poluem ainda mais o ambiente podendo causar a morte de espécies animais e vegetais que vivem na região.
- Cascas de ovos
É muito comum o despejo de restos de alimentos no ralo quando se está cozinhando para só depois retirar todos os resíduos de comida do ralo juntos no final do preparo da refeição. O que não se sabe é que quando fazemos isso com cascas de ovos, elas costumam se fragmentar em pedaços bem pequenos gerando a mesma situação do pó de café, pois também não é solúvel em água.
- Restos de Alimentos
Deixar cair restos de alimentos no ralo é uma prática comum na hora de lavar os pratos e tigelas de sobremesa depois de uma refeição, mas mesmo pequenos nacos de carne ou de pele de galinha, assim como pedacinhos de queijo e outros alimentos a base de leite também costumam entupir a tubulação.
- Areia para gatos
Quem tem um bichano em casa deve tomar muito cuidado na hora de descartar a areia colocada na caixa de areia de seu bichinho, pois por mais que já existam certos tipos de areia para gatos que são solúveis e que podem ser despejadas diretamente no vaso sanitário, isso não elimina os parasitas que podem estar presentes nas fezes do animal, como o que causa a toxoplasmose, por exemplo. Se esses parasitas acabam sendo transportados até um rio ou lago, há a possibilidade de contaminarem as espécies que vivem ali, e isso ocasionalmente é mortal para algumas delas. Além disso, a areia não se dissolve de imediato, o que com frequência causa problemas em alguns tipos de sistema de drenagem.
- Tinta
Poucas pessoas sabem, mas certos tipos de tinta, como as feitas à base de látex ou de óleo, também podem entupir tubulações. Em alguns lugares é proibido até mesmo lavar pincéis e outros objetos cobertos de tinta diretamente na pia, como no caso de algumas cidades dos Estados Unidos. Lá eles levam isso tão a sério que restos de tinta óleo costumam ser enviados para estações de tratamento de dejetos contaminados.