Cuidados essenciais a sua caixa d’água

   Manter a caixa d’água limpa é de extrema importância para o consumidor da água, mas com que frequência é necessário fazer a sua limpeza?

   Recomenda-se que ela seja adequadamente limpa no mínimo a cada seis meses e de preferência por pessoal qualificado, pois a sua a má limpeza deixando vestígios de animais ou plantas apodrecidos, ou ainda, a limpeza excessiva, resultando no acúmulo de produtos químicos no interior da caixa, pode acarretar em problemas sérios de saúde para quem ingeri-la.

   A sujeira que surge após um determinado tempo sem a limpeza da caixa  também é outro problema. Quando acumulada no reservatório acaba sendo ingerida pelo consumidor. Esse cuidado pode ser tido observando sempre o gosto, cor e cheiro da água que sai pela torneira.

   Por fim, deve-se ter um cuidado especial com as casas que ficam muito tempo sem residentes, como as casas de praia e sítios utilizados apenas para passar as férias especialmente no verão. Como o consumo não é muito frequente nestes imóveis, a limpeza de caixa d’água acaba sendo esquecida pelos moradores ou zeladores. Se a casa for, por exemplo, mais velha e a caixa d’água também, o risco de a tampa estar rachada ou até mesmo fora do lugar é grande, podendo a água além de estar contaminada, ter sido foco da proliferação da dengue.

Saiba mais

Escolha a Caixa D'água Ideal

Eu já havia falado sobre o assunto, mas o detalhamento naquele post era referente ao volume principalmente. Mas como vejo muita gente esquecer de seguir certas normas importantes na hora de projetar sua casa (vejo isso bastante quando faço serviço de limpeza de caixa d'água) eu resolvi escrever novamente sobre o assunto.

É muito importante escolher a caixa d’água correta, levando em conta detalhe técnicos importantes:

1. O Volume da Caixa - Casa x Apartamento


Para comprar a caixa perfeita, você deve considerar se mora em casa ou apartamento, pois nos apartamentos, a pressão da água é maior, logo, se consome mais água. A quantidade básica é de 150 litros diários por pessoa em uma casa e de 200 litros diários por pessoa em um apartamento.
Para os especialistas, uma residência deve ter água na caixa suficiente para dois dias. Vamos supor que existam 3 pessoas morando em um apartamento e cada uma delas precisa de 200 litros por dia. A caixa, nesse caso, precisa ser de no mínimo 1.200 litros (3 moradores x 200 litros x 2 dias).

2. Não confunda os materiais

Para escolher a caixa perfeita para o seu lar, o ideal é conhecer as vantagens e desvantagens de cada material e optar pelo que oferece melhor custo-benefício: fibra de vidro e inox.
Cada caixa terá seu próprio critério de instalação. No entanto, observamos com regra geral:

- A caixa deve ser instalada em um lugar bem alto para que a água possa descer com potência suficiente e escoar pelo cano
- O local precisa ter estrutura para aguentar o peso da caixa, afinal, cada 1000 litros de água equivalem a 1 tonelada.
Não fazemos instalações de caixa d’água, mas aqui em Florianópolis somos conhecidos como a desentupidora mais solicitada para dar a devida manutenção, fazendo uma limpeza profissional com excelente custo benefício.

Saiba mais

16 Dicas de Limpeza de Caixa D’água

Para manter longe as ameaças de contaminação de água e prejuízos à saúde de sua família, a limpeza da caixa d’água deve ser feita a cada 6 meses, ou seja, apenas 2 vezes por ano! Portanto não dê bobeira e aprenda agora como fazer a limpeza. Separei algumas dicas para que você mesmo possa fazer a limpeza, mas se não estiver com muito tempo, entre com contato com a Desentupidora Florianópolis que nós fazemos esse serviço para você.

Vamos às dicas:

Dica 1: Programe com antecedência a limpeza da caixa d’água. Escolha de preferência um fim de semana em que você não tenha compromissos agendados ou até mesmo feriados e folgas do trabalho.

Dica 2: Em caso de caixa d’água em locais altos, posicione corretamente a escada que dá acesso ao reservatório para que não haja risco de escorregar.

Dica 3: Feche o registro da entrada de água ou amarre a boia para interromper o fluxo de água para dentro da caixa d’água.

Dica 4: Para não desperdiçar água, você pode armazená-la no próprio reservatório para usar enquanto estiver fazendo a limpeza.

Dica 5: O fundo da caixa deve estar com um palmo de água (20 a 30 cm).

Dica 6: Tampe ou obstrua a saída de água do reservatório para poder usar este palmo de água do fundo e para que a sujeira não saia pelo ralo.

Dica 7: Para limpar as paredes e o fundo da caixa utilize um pano úmido. Se o reservatório for de fibrocimento, substitua o pano úmido por uma escova de fibra vegetal ou de fio de plástico macio, pois esse material é mais sensível e pode sofrer danos se usar materiais mais rústicos. Em hipótese alguma utilize aço, vassoura, sabão, detergente ou outros produtos químicos.



Dica 8: Para retirar a água da lavagem e a sujeira utilize uma pá de plástico, balde e panos. Depois seque o fundo com panos limpos e evite passá-los nas paredes do reservatório.

Dica 9: Mantenha a saída do reservatório fechada, deixe entrar um palmo de água (20 a 30 cm) e adicione dois litros de água sanitária. Deixe essa solução em ação por duas horas e molhe as paredes com essa solução com a ajuda de uma brocha e um balde.

Dica 10: Verifique a cada 30 minutos se as paredes secaram. Se isso tiver acontecido, faça quantas aplicações da mistura forem necessárias até completar duas horas.

Dica 11: Deixe essa solução intacta por 2 horas.

Dica 12: Depois de 2 horas, mantenha ainda a boia amarrada ou o registro de entrada de água fechado e abra a saída do reservatório para esvaziá-lo. Dentro de casa, abra todas as torneiras e acione as descargas dos vasos sanitários para desinfetar todas as tubulações da casa.

Dica 13: Primeiramente, procure usar a água para uso secundário, como lavar o quintal, lavar o banheiro e regar o jardim.

Dica 14: Higienizar a tampa do reservatório com panos limpos e água sanitária.

Dica 15: Tampe muito bem a caixa para que não entrem sujeiras, insetos ou outros pequenos animais. Isso evita a contaminação da água e transmissão de doenças.

Dica 16: Anote a data da próxima limpeza de caixa d’água e cisterna do lado de fora do reservatório e na sua agenda. Abra a entrada de água da casa e deixe a caixa encher.



Agora sim, esta água já pode ser usada em segurança pela sua família!

Caso precise de auxílio, entre em contato com a Desentupidora Florianópolis que nós o ajudaremos na solução!

Saiba mais
Subscribe to this RSS feed


© Desentupidora Coqueiros - Todos os direitos reservados.