No meu bairro não há rede de esgoto. O que fazer?
- Publicado em Limpa Fossa
- Escrito por Nelito Wiggers
Quando não há sistema de esgoto adequado para a população esta, sem os devidos conhecimentos técnicos e instruções, acabam por construir apenas um buraco na terra ou uma caixa enterrada de alvenaria onde fica acumulado todo esgoto sanitário de suas casas, o que é considerado um crime ambiental. A solução mais eficaz seria a construção de uma fossa séptica, evitando que todo o efluente sanitário seja lançado no solo poluindo o mesmo e também o lençol freático com coliformes, o que posteriormente contaminará a água dos rios e da mina d’água mais próxima.
Conforme a norma técnica brasileira NBR 7229, as fossas sépticas são uma maneira simples e barata de disposição dos esgotos indicada, sobretudo, para a zona rural ou residências isoladas. Elas são unidades de tratamento primário de esgoto doméstico nas quais são feitas a separação e a transformação físico-química da matéria sólida contida no esgoto. A fossa é composta de uma caixa previamente dimensionada, impermeável e isolada do solo, onde as bactérias anaeróbicas digerem todos os elementos no esgoto, especialmente os sólidos.
Para garantir a construção adequada da fossa é imprescindível consultar um engenheiro ou empresa especializada, pois quando construída de forma incorreta, o proprietário da residência estará contribuindo com a poluição do meio ambiente que pode causar sérios problemas de saúde a população, e ainda, caso denunciado será obrigado a pagar severa multa.