Limpando a Caixa de Gordura
- Escrito por Nelito Wiggers
Obrigatoriamente, toda habitação tem uma caixa de gordura. Trata-se da ligação entre o esgoto da cozinha e a tubulação que leva o esgoto até a fossa séptica (ou rede de esgoto).
A função principal dessa caixa é reter a maior parte da gordura proveniente da pia, que facilmente causaria o entupimento da tubulação.
No entanto, essa caixa mágica também entope, resultando em dor de cabeça para o morador,como o mau cheiro, obstrução da tubulação, transbordamento, infestação de insetos e o entupimento da tubulação conectada a ela.
A meu ver, existem duas possibilidades de limpeza:
1. Manual
Indicado quando se trata de uma residência unifamiliar e aperto financeiro. Do contrário, estou sugerindo a opção 2 (sinceramente, não aconselho ninguém que não seja profissional a mexer em esgoto de uso coletivo).
a) Encontre a caixa! Parece bobagem, mas pode ser na verdade uma missão difícil. Muitas vezes elas estão enterradas. Mas aqui vai uma dica. Se a instalação estiver correta, ela está situada na linha da pia de sua cozinha. Isso é porque a tubulação de gordura não pode fazer curva.
b) Retire a tampa da caixa de gordura e colete o material sólido. É importante fazê-lo com as mãos protegidas (sim, é um pouco nojento e, sim, tem que ser corajoso).
c) Ficou só líquido? Então pronto! Sua caixa de gordura está limpa.
Ah! Mais uma coisa: eu comentei que é o cheiro mais desagradável que alguém pode sentir na vida? Não? Então, fique sabendo que a fossa séptica é cheirosa perto da caixa de gordura!
2. Chamando alguém especializado
Bom, modéstia a parte, se você estiver precisando de uma força, nós da Desentupidora Coqueiros, uma das maiores desentupidoras em Florianópolis teremos um enorme prazer em lhe atender.
Temos uma equipe treinada e o melhor equipamento para fazer o serviço com a maior rapidez e eficiência.
Há ainda outro tratamento a partir de produtos químicos que não permitem que a caixa de gordura chegue a entupir.
Mas eu falarei disso para vocês em outro artigo.
Até lá!