Mau Cheiro no Banheiro


Você cuida de sua casa, limpa, arruma, faz e refaz para deixar tudo do jeito que você gosta: bonito e cheiroso. Mas depois de toda faxina, percebe que o banheiro está sendo um vilão nessa história, exalando um cheiro horrível.

Como resolver o mau cheiro nessa parte tão importante e tão utilizada da casa?

Bom, primeiramente, teremos que descobrir o motivo. Para cada situação uma ação diferente. Considerando o banheiro limpo, listei as seguintes possibilidades de problema e as possíveis soluções:

- Vaso sanitário mal instalado

Verifique se o vaso está bambo, balançando. Se sim, é possível que o anel que faz a ligação do vazo com o esgoto esteja rompido e liberando os malditos odores. Verifique através da fenda se o mau cheiro se origina dali.

Solução: constatado isso, você precisará remover o vaso sanitário para fazer a substituição desse anel. Um pouco complexo, eu sei. Envolve cimento, rejunte e tudo mais.

- Ralo do chuveiro ou pia secos

Ralos são ligados diretamente a sifões. É a água que fica dentro deles que impede que odores voltem para dentro do banheiro. Se secar, o mau cheiro passa. E como secaria? Pouco uso ou mau funcionamento.

Solução: se você faz pouco uso desse banheiro, abra torneiras e chuveiros para que os sifões se encham. Mas se o seu caso é de um banheiro que está sempre em uso, é porque algum sifão não está funcionando corretamente: identificar e trocar os sifões. Não tão complicado como trocar um vaso sanitário. Especialmente o da pia. O sifão do chuveiro também pode trazer alguma complexidade à tarefa.

- Má ventilação natural

Janela pequena ou nenhuma janela, porta virada para lugar fechado ou banheiro que deve permanecer sempre fechado (porta e janela), certamente dá mau cheiro.

Solução: Instalação de um exaustor. Há bastante no mercado e podem ser automático, com sensor de presença ou acionados com o acender da luz. Sim, é preciso quebrar parede ou teto. Na grande maioria das vezes, trata-se de um furo de aproximadamente 50 milímetros.

- Tubos de ventilação obstruídos ou não existentes

Há uma tubulação, que poucos conhecem, usada para canalizar os gases do banheiro e da cozinha: são os tubos de ventilação. Toda construção moderna (últimas três décadas), fiscalizada, precisa ter um sistema desses. E ele pode ser obstruído? Com certeza. Essa tubulação sobe indo do banheiro até a parte mais alta da construção. Dependendo da maneira com que elas são instaladas, elas podem dar acesso, em sua extremidade final, a pequenos animais, como ratos ou pássaros. Se um pequeno animal morre dentro de um tubo desses, você tem um desastre na certa. É válido dizer, porém que esses casos são mais raros. Só vi dois em todos os anos que trabalho aqui na região da Grande Florianópolis.

- Solução: ao constatar que o mau odor provém da tubulação de ventilação, providenciar a limpeza e desobstrução do mesmo. Nesse caso, não há a necessidade de se quebrar ou furar nada, mas você precisará de bastante paciência e produtos químicos como soda cáustica para efetuar essa limpeza.

- Possível entupimento a caminho

Esse é o motivo mais comum para o mau cheiro no banheiro. Não percebemos, mas liberamos muita gordura de nossos corpos. E somado a isso está cabelo, pedaços de sabonete e sujeiras das mais diversas, tudo acumulando através dos anos. Consequentemente, teremos odores ruins vindo dessas crostas combinadas. Note que não se trata do entupimento propriamente dito, mas de um que está por vir.

- Solução: limpeza completa da tubulação. Produtos químicos como soda cáustica poderão ser eficientes somente se essa obstrução inicial não estiver impregnada na tubulação. Caso contrário, maquinário especial será necessário para resolver problemas desse tipo.

Gente, eu sei o que vocês devem estar pensando: falar é fácil, o difícil é fazer. Bem, se você estiver precisando de uma força, você pode contar com a desentupidora em Florianópolis que mais cresce na região: a Desentupidora Coqueiros.

Estamos ao seu dispor 24 horas por dia!


© Desentupidora Coqueiros - Todos os direitos reservados.